top of page

Conhecendo Inhotim (Brumadinho, MG)

Você já ouviu falar sobre esse museu com nome engraçado localizado em Minas Gerais?

O Instituto Inhotim abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, consistindo num complexo de museus com pavilhões, galerias de obras e esculturas expostas ao ar livre.

Diz uma das lendas que o nome do local vem de um antigo proprietário da área onde atualmente o instituto está localizado. Senhor Timothy ou Nhô Tim, como era conhecido, deu nome ao Inhotim.

Aos amantes da natureza, o instituto fica localizado dentro da Mata Atlântica, numa área de 786 hectares (ou cerca de 786 campos de futebol!) e desses, 440 hectares são de áreas de preservação ambiental com fragmentos de mata.

Ao todo são quase 5mil espécies de plantas, muitas delas raras, tanto nativas quanto exóticas, espalhadas por todos os cantos. Além do acervo biológico, são dezenas de galerias de artistas nacionais e internacionais. Quando visitamos em novembro de 2018, cerca de 30 galerias estavam expondo suas obras.

Obra feita com vigas de ferro. No dia nem chegamos perto pois como estava chovendo, havia risco de raios =o

Para você conseguir conhecer o parque todo a pé é muito provável que você necessite de pelo menos 2 dias pois além das diversas galerias, há muitas obras ao ar livre e plantas para contemplar.

Na bilheteria existe a possibilidade de contratar serviço de transporte interno. São carrinhos de golfe que te levam de um ponto A ao ponto B, geralmente uma galeria a outra. São diversos pontos de embarque e desembarque espalhados no instituto. É uma forma interessante de economizar tempo pois as distâncias não são pequenas e muitas vezes, bastante inclinadas!

Cada galeria possui uma peculiaridade. Em uma você deve entrar descalço para sentir as obras com seus pés. Em outra você pode deitar no chão para apreciar o teto. Numa delas você precisa acostumar os olhos ao escuro para conseguir enxergar as obras expostas numa penumbra. Ainda há outra em que é possível ouvir o som da terra! Cada galeria mais diferente que a outra!

Se possível, procure visitar o instituto numa época com poucas chuvas. Como grande parte da visita consiste em observar obras e flora expostas ao ar livre, em dias chuvosos fica bem complicado apreciar essa parte. Infelizmente tivemos esse “probleminha” da chuva em nossa visita. Mas para compensar, tivemos mais tempo para conhecer todas as galerias fechadas! =)

Caso você esteja planejando alguma viagem e vá passar perto de Brumadinho, com certeza vale incluir no roteiro uma visita ao instituto!

E você? Já conhecia esse lugar? Nos conte o que achou!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page