Conheça a mega trilha brasileira, Caminho da Mata Atlântica
O Brasil é um país gigantesco, com dimensões continentais e com isso temos uma enorme variedade de climas e vegetações. A nossa biodiversidade é uma das maiores do mundo e em especial temos a Mata Atlântica, onde cerca de 75% da população brasileira vive. Por conta disso, apenas 8,5% da área original de mata ainda sobrevive, entre remanescentes florestais e fragmentos de florestas.
Em 2012 foi lançada ao mundo a ideia de uma mega trilha brasileira, inspirada na famosa Appalachian Trail, trilha norte americana com mais de 4000km de extensão e que liga diversas unidades de conservação do país.
Nossa trilha, batizada de Caminho da Mata Atlântica, terá um percurso de aproximadamente 3000km e ligará diversas unidades de conservação e trilhas já existentes, do Parque Nacional Aparados da Serra - RS até o Parque Estadual do Desengano - RJ.
Essa trilha percorrerá 5 estados brasileiros, mais de 70 áreas protegidas federais, estaduais, municipais e privadas, trilhas históricas e famosas como a travessia da Serra dos Órgãos, volta em Ilhabela e travessia dos Cânions do Sul.
A criação do Caminho da Mata Atlântica tem como objetivo principal engajar a sociedade na conservação e recuperação desse sofrido bioma, através do contato com ambientes naturais, além de promover o ecoturismo e geração de renda para as comunidades locais.
O projeto saiu do papel com a criação do Movimento Social Borandá, iniciativa da WWF-Brasil, mas é uma iniciativa de muitos parceiros, incluindo clubes, federações de montanhismo, grupos de trilhas, guias e empresas de ecoturismo e turismo de aventura, voluntários além da coordenação geral, feita pelo ICMBio, CBME, Abeta, WWF e representantes de cada foco regional.
A trilha ainda não está completa e não tem data para ficar pronta, mas você pode ajudar a concretizá-la sendo voluntário do projeto. Para informações de como se voluntariar, clique aqui.
Eu já me voluntariei! E você? Ficou com vontade de encarar essa trilha?