3 travessias imperdíveis para amantes de trilhas com praias
O Brasil é um país que encanta todo tipo de amante da natureza. Existem opções de ecoturismo para todos os gostos, desde passeios rápidos numa pequena trilha arborizada em um parque até super trilhas de mais de um dia de duração. Esse é o caso das travessias! E o Brasil está cheio delas!
A travessia consiste num trekking, partindo de um ponto A até um ponto B, geralmente com alguns dias de duração e paisagens de tirar o fôlego!
Uma travessia envolve diversos desafios como peso da mochila, duração das trilhas, clima e muito mais. Antes de encarar uma, é bom se preparar bem, tanto fisicamente, sobre os equipamentos para levar e principalmente sobre o percurso. Muitas vezes é ideal contratar um guia para acompanhá-lo.
Agora vamos a lista de algumas travessias:
Travessia Sete Praias em Ubatuba
Começamos com essa travessia pois ela é bem tranquila, sendo possível fazê-la numa pernada só, sem pernoite (mas aí não seria um trekking :p).
Como o nome diz, essa travessia passa por sete praias, Lagoinha, Oeste, Perez, Bonete, Grande do Bonete, Deserta e Cedro em Ubatuba.
O trajeto todo é de apenas 10km, mas é muito comum acampar no meio da travessia, na Praia do Cedro. O camping é selvagem (sem estrutura) então deve-se levar tudo que for precisar e não se deve deixar nada para trás!
Em 2007, fiz essa travessia com amigos da faculdade. Ela é muito tranquila e ótima para iniciantes!
*Já fomos magros!
Travessia da Ponta da Joatinga em Paraty
Essa clássica travessia de praia possui um nível de dificuldade maior, de moderado a difícil (dependendo da experiência do praticante). São 20km de extensão que costumam ser percorridos em 3 ou 4 dias. Essa travessia junta praias de águas cristalinas, piscinas naturais, cachoeiras, rica vegetação da Mata Atlântica e paisagens incríveis.
Geralmente se inicia com um barco partindo de Paraty com destino a Praia Pouso da Cajaíba, ponto inicial do trekking. Em travessias de 3 dias, o segundo dia é o mais puxado, pois além de ser o trecho mais extenso, conta com um desnível de 560m. Mas esse esforço é recompensado com paisagens encantadoras, além de piscinas naturais e cachoeiras.
As barracas costumam ser montadas em campings mantidos por moradores locais. Esse é um ponto muito interessante dessas travessias, o contato com comunidades caiçara.
Também já fiz essa travessia com os mesmos amigos, em 2008. Essa trilha já foi bem diferente da outra, principalmente por não termos nos preparados muito bem. Foi uma aventura cheia de perrengues mas muito divertida e com histórias para contar!
*Foto meramente ilustrativa
Volta na Ilha Grande no Rio de Janeiro
Com certeza essa travessia é a mais desafiadora da lista. Geralmente é feita com no mínimo 5 a 7 dias e conta com aproximadamente 70km (com diversas trilhas internas na ilha). É um destino que praticamente todo aventureiro tem vontade de desbravar! São 16 trilhas mapeadas que conectam a ilha toda. Para poder aproveitar melhor cada uma das praias e atrativos, o ideal é ter mais dias para poder aproveitar a travessia toda.
Cada trilha individual é relativamente tranquila, mas a cada dia costuma-se percorrer mais de uma trilha. Somando a fadiga de aguentar o peso da mochila cargueira cheia todos os dias, essa travessia se torna muito desafiadora, porém, repleta de recompensas como praias de águas cristalinas, mirantes incríveis, lagoas, cachoeiras, rios e uma rica biodiversidade.
Infelizmente nunca fiz essa volta completa, apenas visitei algumas das praias. Quem sabe num futuro!
Você já conhecia alguma dessas travessias? Já fez alguma ou tem vontade de fazer?
Qualquer dúvida ou caso queira mais informações, entre em contato conosco!