top of page

Escolhendo a sua barraca

Se você já pensou em acampar alguma vez, viu que um item essencial é uma barraca. Mas você sabia que existem tipos diferentes de barracas para situações diferentes?

Imagine uma família indo acampar em um camping estruturado na praia. Agora imagine um casal aventureiro explorando o topo de uma montanha rochosa. São situações diferentes onde cada barraca precisa possuir certas características para proporcionar a melhor experiência a quem estiver utilizando-a.

Pensando nisso, vamos entender as diferenças entre as barracas, para facilitar sua escolha!

A primeira coisa que observamos quando olhamos uma barraca é sobre quantas pessoas ela abriga. Geralmente quando se vê um número de pessoas, o fabricante considera apenas as pessoas deitadas. Caso você tenha mochila

grande ou mala, considere um número a menos da barraca. Por exemplo, barraca para 3 pessoas abriga apenas 3 pessoas deitadas ou 2 deitadas com mochilas ao lado.

Outro ponto que é comum em todas é quanto de chuva elas suportam. Os fabricantes costumam chamar de coluna d’água. Para que uma barraca seja considerada a prova d’água, o mínimo desejável é 1.500mm, segundo padrões internacionais.

As barracas costumam ser divididas em 3 ou 4 estações. Estão surgindo intermediárias, chamadas de ¾.

As de 3 estações são indicadas para uso na primavera, verão e outono. Já a 4 estações, durante o ano todo, pois são mais robustas (aguentam até neve em cima) e mais fechadas (menos ventiladas).

No Brasil as barracas 3 estações servem para o ano todo, pois não temos inverno tão rigoroso.

Peso é um fator essencial, dependendo do tipo de viagem que você fizer. Caso vá de carro até o local do acampamento, o peso não importa, mas caso vá carregar a barraca nas costas, quanto mais leve, melhor! Caso as varetas sejam de alumínio, o peso diminui bastante.

Hoje em dia a maioria das barracas são autoportantes. Isso significa que elas podem ser montadas sem o auxílio das estacas de fixação no chão. Isso facilita na hora de escolher ou mudar o local da barraca após ser montada.

Pensando naquela situação lá do casal na montanha existem barracas com design para evitar que o vento balance muito a barraca e leve-a embora!

Algumas dicas extras para ajudar na escolha:

- Bolsos nas laterais internas ajudam na organização de seus pertences.

- Uma alcinha no teto possibilita pendurar uma lanterna.

- Utilizar um sob piso (footprint) ou lona embaixo da barraca ajuda a preservar o piso da barraca.

- Barracas com avance são interessantes para deixar sua bota ou mochila para fora da barraca, mas protegidas da chuva ou sereno. Em alguns modelos, é possível ser utilizado até para cozinhar.

Essas foram algumas dicas para você entender as diferenças entre barracas e ajudá-lo a escolher a sua.

Caso tenham dúvidas ou queiram saber mais do assunto, entrem em contato conosco!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page