Kyoto, cidade dos templos e gueixas
Em nossa série de posts sobre o Japão, pretendia falar sobre lugares menos conhecidos, mas não podia deixar de fora da lista a cidade de Kyoto. Antiga capital do Japão Imperial, em 1868 a família imperial se mudou para Tokyo.
Mesmo não sendo mais a capital, é considerada o centro cultural do país, onde o velho e novo se misturam. Andar pelas ruas de Kyoto nos dá a impressão de termos voltado no tempo, para a época do Japão Imperial. A cidade abriga milhares de templos, daí conhecida também como “capital dos templos”. Apesar de ter cerca de 1,5 milhões de habitantes, Kyoto é uma cidade muito diferente das grandes metrópoles do país, sem grandes prédios e luzes neon.
Também conhecida como a cidade dos samurais e das gueixas, o bairro de Gion abriga as mais belas e famosas casas de gueixas de todo país. Vale lembram que as gueixas não são prostitutas, como muitos acham. Nessas casas a experiência consiste numa tradicional cerimônia do chá e uma série de apresentações de dança e instrumentos.
Entre os milhares de templos, o Templo do Pavilhão Dourado, Kinkaku-ji chama muita atenção devido a cor dourada (coberta com folha de ouro de verdade). O templo impressiona quem o vê pela primeira vez! Existe uma réplica desse templo na cidade de Itapecerica da Serra, em São Paulo.
Outro local famoso é o Santuário Fushimi Inari. Abriga diversos templos menores ao longo de quilômetros de trilhas. A característica que mais impressiona nesse santuário são os milhares de toriis (portões) vermelhos presentes ao longo do caminho para os templos. Outra característica que marca esse local são as estátuas de raposas, consideradas mensageiras.
O antigo Palácio Imperial também pode ser visitado gratuitamente. Infelizmente não é possível entrar dentro das salas e quartos, mas o tour pode ser guiado em inglês e a guia conta uma série de curiosidades sobre o local e o país. Vale muito a visita!
Um templo que não podia faltar na lista é o Templo Kiyomizu-dera. Patrimônio Mundial da UNESCO e parte dos Monumentos Históricos da Antiga Kyoto, esse templo oferece uma belíssima vista da cidade. Dizem que beber a água que corre da Cachoeira Otowa, dividida em 3 canais, tem poderes de realizar desejos!
Kyoto possui milhares de outros atrativos e é impossível conhecer todos em uma única viagem! Você conhece mais algum local que não falamos?
Fique atento ao último post da série em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
Confira também o que já rolou por aqui!