top of page

Existem riscos ao entrar numa cachoeira?

Acredito que todo mundo que já fez uma trilha e se deparou com uma cachoeira, se encantou com a beleza da queda d’água. Por menor que seja a queda, aquela água caindo do alto e batendo no poço que se forma parece ser mágico. As vezes é possível se perder nos pensamentos, observando uma cachoeira!

Entrar embaixo dela então, é muito bom! A pressão da água faz uma massagem e nos proporciona uma sensação de limpeza. Um banho de cachoeira revigora nossa alma! Já falamos sobre isso aqui no BLOG!

Mas já parou para pensar que entrar em uma cachoeira tem seus riscos?

Infelizmente é muito comum relatos de acidentes em rios e cachoeiras e a maioria poderia ser evitada se todos conhecessem os riscos antes de entrar de cabeça (muitas vezes literalmente).

Quais são os cuidados que devemos ter?

Não mergulhe em locais que não conhece. O risco de ter uma pedra ou tronco escondido é grande. Os acidentes podem ser graves, até fatais.

Ande com cuidado ao entrar na água. É muito comum ter trechos escorregadios e muitas pedras nessas áreas. O risco de queda é grande.

Mesmo que saiba nadar, evite nadar em locais profundos. Você não sabe se algo pode acontecer, uma simples câimbra pode levar a um afogamento.

Em quedas d’água muito fortes, não entre embaixo dela. A pressão pode te empurrar para baixo e te machucar.

Evite entrar na água em dias chuvosos. Existe o risco de uma tromba d’água vinda da cabeceira do rio e levar tudo e todos, correnteza abaixo.

Mas não fique pensando que não deve mais entrar debaixo de uma cachoeira! Muito pelo contrário. Com todos os cuidados, o risco é mínimo e a diversão é garantida!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page