top of page

O ecoturismo é prejudicial à natureza

Hoje em dia, esse ramo do turismo é muito forte e procurado por muitas pessoas que desejam ter um maior contato com a natureza. Infelizmente moramos em uma selva de pedras e não temos mais contato com animais, plantas, cachoeiras e ar puro.

Essa prática é ótima para a saúde, alivia as tensões do dia a dia e deveria ser praticada por todos, sempre respeitando os limites físicos de cada um.

Com a facilidade de informações, é muito fácil uma pessoa pesquisar um local e ir para lá sem se preparar corretamente. Além do risco pessoal que pode haver, outro risco importante que pode haver é com a degradação do meio ambiente.

Muitas vezes os turistas não causam danos a natureza de forma intencional, mas pela falta de conhecimento. Retirar uma flor para levar de lembrança, pegar um atalho e pisar em raízes e mudas, alimentar um animal que aparece na trilha são exemplos de atos que parecem inocentes, mas causam danos ao ecossistema local.

Mas pior do que esse tipo de dano, existem os danos causados de forma intencional, por falta de educação. Ficamos tristes em ler notícias sobre locais que já visitamos e que sofrem com quantidades enormes de lixo e dejetos humanos nas trilhas. Locais lindos como Paranapiacaba e Ubatuba são locais frequentados por muita gente de bem, mas também muita gente que não se importa com a natureza e o futuro do local.

Listamos algumas ações simples, mas que fazem toda a diferença para um bom ecoturista:

- Se levou uma embalagem cheia, levá-la vazia para casa é natural (e super leve).

- Sempre tenha sacos de lixo na mochila.

- Não criar atalhos, sempre se manter na trilha para evitar pisar em mudas e raízes.

- Não levar nada para casa, além do lixo.

- Tirar apenas fotografias da natureza.

- Pesquise bem sobre o local e se necessário, contrate guias. Salvamento muitas vezes é complicado e caro.

- Sempre respeite a população local.

- Não faça barulho durante as trilhas. Além da poluição física, a poluição sonora incomoda os animais.

Existem muitas outras ações que devem estar enraizadas na consciência de todos os ecoturistas. Se todos nós pensarmos no coletivo, as próximas gerações terão oportunidade de conhecer essas maravilhas que nos encantam tanto hoje em dia!

Que tal curtir uma linda trilha, de forma super consciente, em Extrema? Mais informações aqui!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page