Preparo físico para fazer uma trilha
Você já fez alguma atividade física ao ar livre, como trilhas e caminhadas? Acabou sofrendo mais do que imaginava, suando horrores e coração a mil? E mesmo assim, apesar de todas as dificuldades, gostou muito da experiência e agora quer mais?
Então, para que nas próximas vezes isso não aconteça, é preciso se preparar mais para sua aventura!
Trilhar na natureza deve ser um momento de relaxamento, de contato e imersão com o meio ambiente. Não deve ser uma atividade de sofrimento e sim algo prazeroso.
Vamos conferir algumas dicas de como nos prepararmos para as próximas vezes:
- Um grande erro que vemos é pessoas fazendo esse tipo de atividade com calçado errado. O calçado certo depende muito do tipo de terreno em que andará, mas no geral, uma bota/tênis de trilha atende muito bem a diversos cenários. Caso não possua um calçado específico, utilize no mínimo um tênis com solado antiderrapante e amortecimento.
- Muitos iniciantes em trilhas são pessoas sedentárias. Procure fazer caminhadas frequentes, 2 a 3 vezes por semana, com duração de 30 minutos e conforme seu corpo acostuma, vá aumentando a frequência e duração.
- Trilhas exigem preparo do corpo todo, mas principalmente das pernas. Procure fazer exercícios que fortaleçam as coxas e panturrilhas.
- Geralmente o terreno é irregular durante trilhas. Procure treinar caminhada em locais com terra e pedras, como em parques. No início você pode sentir insegurança, mas irá se acostumar.
- Outro grande ponto importante é o alongamento pré e pós atividade. Eles são fundamentais para aquecer seus músculos, preparar os tendões e articulações para o estresse que sofrerão. Não deixe de fazê-lo! O alongamento pós ajuda a relaxar os músculos.
- Durante a atividade, caso esteja cansado, procure fazer pausas, comer algo e principalmente se hidratar.
- Normalmente não estamos acostumados a andar na rua com mochilas pesadas, cheia de água, comida, equipamento. Mas quando fazemos uma trilha, costumamos levar vários itens que acabam pesando um pouco na mochila. Procure andar com a mochila cheia no dia a dia para se acostumar com o peso nas costas. Lembre-se que quanto menos peso levar na trilha, melhor para você!
Espero que você esteja preparado para suas próximas aventuras! Quando é a próxima?!