Arrumando a mochila para viagem com trilha
Acredito que todos nós gostamos de viajar, conhecer lugares novos. É sempre uma emoção planejar o roteiro, pesquisar onde se hospedar, onde comer e tudo mais. Mas junto com o planejamento vem uma parte que nem todos gostam tanto. Arrumar a mala/mochila!
É muito comum deixarmos para última hora, não listarmos tudo que precisaremos e acabar esquecendo de um item ou outro.
Para te ajudar a preparar a mala certinha, vamos listar o que é mais comum levarmos numa viagem, seja ela de final de semana ou mais dias. Pensamos em uma viagem sem temperaturas negativas, no máximo um friozinho que pede uma blusa.
Antes de tudo, é preciso verificar como está a previsão do tempo do local onde irá visitar. Isso é fundamental na escolha das roupas.
Feito isso, agora é hora de definir onde levará todos seus itens. Vale uma mochila, cargueira (aquelas mochilas grandonas) ou mala de rodinhas. Cada pessoa tem seu gosto e sabe o que lhe serve melhor. Essa escolha depende também da duração da viagem, se você andará muito, haverá muitos degraus e por ai vai. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
Vamos falar sobre os itens que levaremos, começando pelos calçados.
Como somos trilheiros de coração, nossas botas nos acompanham sempre. Por serem pesadas, elas sempre vão calçadas. Para viagens mais curtas não há necessidade, mas em viagens mais longas, um tênis mais confortável para passeios mais casuais é uma boa. Para mulheres, uma sapatilha também é interessante levar. Chinelos não podem faltar.
Procure levar aquelas roupas que combinam com tudo, as famosas coringas.
Já que começamos pelos pés, vamos subindo. Para viagens curtas, é interessante levar meias e roupas íntimas para cada dia de viagem mais uma extra. Em viagens longas, leve quantidade para uma semana e vá lavando.
Calças de trekking são muito boas. Se puder levar aquelas que viram bermuda, são mais práticas. Caso fique mais dias, leve uma jeans para caso saia a noite. Vestido/saia para mulheres também é uma boa.
Shorts ou bermuda são interessantes dependendo da temperatura e duração da viagem.
Caso a viagem tenha piscina/mar, leve sunga/biquíni.
Camisetas de manga curta vale a mesma dica das roupas íntimas. Leve também camisetas com manga longa caso a viagem tenha algum passeio que exija cobrir os braços. Para trilhas, é interessante levar aquelas camisetas com proteção UV.
Blusa/fleece são sempre boas, mesmo que o destino esteja calor. Sempre pode haver uma mudança no tempo e não é legal passar frio.
Blusa impermeável ou capa de chuva também é sempre bom ter em mãos. Nunca se sabe se aquela chuvinha chatinha vai cair.
Falando sobre acessórios, é legal sempre levarmos:
- Toalha (aquelas que secam rápido depois de torcidas)
- Kit de higiene bucal (escova de dente, pasta, fio dental)
- Kit de higiene corporal (shampoo, condicionador, sabonete líquido – procure levar embalagens menores para não pesar e ocupar espaço)
- Desodorante
- Protetor solar! Já falamos dos perigos do sol.
- Kit de primeiros socorros. Também já falamos sobre isso!
- Óculos de sol
- Chapéu/boné
Em tempos de febre amarela, dengue, zika, é sempre bom levar repelente. Aqueles com icaridina são mais caros mas mais efetivos!
Sobre acessórios diversos que não são obrigatórios mas fazem falta:
- Adaptador de tomada e benjamim
- Carregadores dos seus equipamentos
- Câmera fotográfica
- Doleira (aquela pochete para levar dinheiro)
- Canivete multi-função
- Lenço de papel/papel higiênico
- Saquinhos plástico
- Lanterna (preferência para de cabeça)
- Fone de ouvido
- Tapa olho para dormir
Agora que você já tem tudo separado para sua viagem, está na hora de colocar tudo dentro da mala/mochila. Se for possível organizar os itens por tipo, em necessaires/bolsas organizadoras separadas, facilita bastante na hora de procurar algum item específico. Embalar essas bolsas com saquinhos ou utilizar sacos estanque ajuda em caso de chuva ou se algum produto estourar dentro.
Caso você vá utilizar mochilão, o ideal é manter os itens mais pesados próximo a sua cintura, do seu centro de gravidade. Itens mais leves ficam por cima e aqueles que precisar ter fácil acesso devem ficar nos compartimentos separados. Mas a organização perfeita não existe, depende do seu tipo de mochilão, se abre por cima, pela frente.
Depois da mala estar pronta, procure pesá-la. Em viagens curtas provavelmente o peso não será tão grande, mas em viagens mais longas, tendemos a colocar mais coisas do que realmente precisaremos.
Lembre-se que caso você esteja indo de mochilão, esse peso irá nas suas costas. A quantidade de peso que cada um consegue levar é variável mas existe um valor que os mochileiros costumam utilizar de no máximo 20% do peso corporal. Logo uma pessoa de 75kg poderia carregar até 15kg nas costas. Esse valor é mais para referência. Quem anda de mochila sabe o quão importante é tentar ser o mais minimalista possível.
Espero que essas dicas te ajudem a montar sua mala na próxima viagem! Falando nisso, para onde será?!