Trilhas com mínimo impacto à natureza
Atualmente, o setor que mais cresce dentro do turismo é o turismo ecológico ou ecoturismo. Isso significa que mais pessoas estão procurando opções de lazer ao ar livre, em meio à natureza. Isso é muito bom, pois promove a conscientização dessas pessoas e incentiva a conservação do meio ambiente.
Parques, reservas e áreas de proteção são muito frequentados por todo tipo de pessoa e a conservação dessas áreas dependem muito do comportamento desses turistas. São áreas extensas onde não é possível realizar trabalhos de limpeza como ocorrem nas cidades e a proteção desses locais são principalmente de responsabilidade dos visitantes.
Muitos parques distribuem folhetos aos visitantes informando as regras básicas de comportamento, regras essas que falam não apenas do respeito ao meio ambiente, mas também sobre a segurança dos próprios turistas.
Muitas pessoas procuram locais para entrar em contato com a natureza e esquecer um pouco do caos das cidades. Vale lembrar algumas boas práticas que devemos ter ao realizarmos essas atividades:
- Recolha seu lixo, inclusive restos orgânicos. Não deixe nada para trás. Se possível, recolha o lixo de outras pessoas descuidadas.
- Evite usar sabão em rios, riachos e lagos pois são poluentes ao meio ambiente.
- Evite fazer atalhos nas trilhas. Mantenha-se sempre na trilha principal para evitar degradar mais a vegetação local.
- Não faça fogueiras. Elas podem gerar grandes incêndios. Caso seja questão de sobrevivência, limpe a área ao redor para evitar que o fogo se espalhe. Não corte madeiras, utilize galhos caídos para evitar mais impacto ao meio ambiente.
- Evite fazer barulho, mantendo a sensação de tranqüilidade e harmonia com a natureza.
- Não leve “lembrancinhas” como flores, pedras, conchas. Deixe tudo como estava.
- Tire apenas fotografias para registrar o momento.
Sabendo de tudo isso, agora é só cair na estrada e curtir a natureza de forma consciente!
Caso tenha dúvidas sobre quais equipamentos básicos levar em uma trilha, confira aqui.