Como evitar bolhas nas caminhadas?
Quem já teve uma bolha sabe o quanto incomoda essa pequena bolinha cheia de líquido. Ela é causada por excesso de atrito na região onde se formou. A camada externa da pele se solta da segunda camada e líquido se acumula nessa região.
Para nós que adoramos fazer trilhas e caminhadas na natureza, uma bolha é algo desagradável e que pode interromper nossa aventura antes da hora.
O que fazer para evitá-las?
Alguns cuidados podem ajudar a evitar que apareçam, são eles:
1) Cuidar dos seus pés na véspera
No dia a dia muitas vezes temos que usar calçados desconfortáveis e que causam tensão nos pés. Procure mantê-los relaxados, se possível utilize calçado confortável e massageie seus pés no banho.
2) Utilizar um calçado confortável e de qualidade
Uma boa bota ou tênis de caminhada pode evitar bolhas e outros machucados como torções. Além disso, é importante utilizar o tamanho correto. Ao comprar na loja, ande no local e verifique como estão. Seus dedos não devem encostar no bico e os pés não devem sambar dentro do calçado. Aqui você pode entender melhor como escolher seu calçado ideal.
3) Evitar meia de algodão
A maioria das meias são feitas de algodão, mas esse material retém suor, o que acaba amolecendo a pele, fazendo ela ficar mais sensível ao atrito. Melhor opção seriam meias de tecidos sintéticos ou lã, como a lã merino. Geralmente são meias importadas e que tem custo x benefício muito bom pois duram muito mais do que meias comuns.
4) Proteger pontos sensíveis com esparadrapo
Locais comuns de surgirem bolhas podem ser protegidos com esparadrapos ou produtos específicos. Apenas preste atenção para não deixar pontas soltas que possam acabar causando fricção desnecessária e bolhas onde deveriam proteger.
E se já tiver uma bolha?
O ideal é mantê-la quieta pois o corpo se recupera naturalmente em alguns dias.
Se isso não for possível, existe um procedimento para acelerar a recuperação. Utilize uma agulha esterilizada para furar a bolha e espere o líquido escorrer sozinho. Não retire a pele solta pois causará uma ferida dolorida e grande chance de infecção. Pomada antibacteriana ajuda a evitar possíveis infecções. Cubra a bolha com um pedaço de gaze e tampe tudo com esparadrapo. Troque todos os dias o curativo.
Lembrem-se que seus pés também necessitam descanso durante as trilhas e caminhadas. Nas paradas para comer algo ou beber, tire seu calçado e deixe seus pés respirarem. Isso ajudará bastante a evitar problemas!
Espero que daqui para frente você não tenha mais que sofrer com bolhas!