Diferença entre trekking e hiking
Você já deve ter lido essas duas palavras e talvez usado elas como sinônimos. Ambas possuem em comum a caminhada e conexão com a natureza e autoconhecimento, mas possuem sentidos e origens distintas.
O termo “trekking” tem origem na época da colonização da África do Sul pelos holandeses (voortrekkers) que necessitavam praticar longas caminhadas.
Já o termo “hiking” tem origem nos EUA e significa literalmente caminhar. Sua origem é desconhecida, mas provavelmente vem da urbanização e necessidade das pessoas por ter contato com a natureza.
E o que elas possuem de diferente?
Basicamente a intensidade e duração!
No hiking, geralmente levamos menos equipamentos e alimentos pois a duração é de um dia (bate e volta).
Já no trekking, o percurso costuma durar dias, tendo necessidade de acampar. Com isso, há a necessidade de levar mais equipamentos, como por exemplo, barraca e fogareiro. É uma prática que costuma exigir mais fisicamente e necessita de um preparo maior por parte do trilheiro.
No hiking as trilhas costumam ser em terrenos menos acidentados mas não é uma regra. Tanto o trekking quanto o hiking podem ser praticados em parques, montanhas, próximos ao mar e qualquer outro lugar em meio a natureza.
Independente de qual atividade for praticar, é muito importante estar bem equipado. Você pode conferir uma lista básica sobre o que levar em suas próximas trilhas!
Na sessão de passeios, temos várias opções para você curtir! Dê uma conferida!