top of page

Trilhas para curtir em São Paulo

Já ouviu falar no Passaporte Trilhas de São Paulo? Nele estão listadas 40 trilhas de níveis variados espalhadas por 19 Unidades de Conservação do Estado de São Paulo.

São cerca de 200km de trilhas mapeadas que passam por ambientes marinhos, rios, árvores gigantescas, cachoeiras e muito verde, ambientes que caracterizam a mata atlântica.

Lembram do nosso post falando sobre benefícios do contato com a natureza? Com essa lista de trilhas, podemos vivenciar esse contato e além disso, entender a necessidade de conservação e respeito a natureza.

Para aqueles que completam os carimbos no passaporte, ganham brindes exclusivos. Infelizmente o passaporte está indisponível no momento, mas as trilhas estão lá para serem percorridas. A lista completa se encontra no site deles. Caso tenham interesse em ver o passaporte, nós da Círculo Viagens possuímos um.

Listamos aqui 5 trilhas pertinho de São Paulo para vocês conhecerem e trilharem:

Trilha do Passareúva

Travessia do Rio Pilões e passagem pelas antigas ruínas da Vila de Itutinga, como o hospital e a cadeia.

O caminho é cheio de espécies nativas de plantas, como palmeiras juçara, embaúbas e samambaias. Também é comum avistar tucanos e macacos-prego.

Informações:

- Nível baixo

- Localizada no município de Cubatão (Parque Estadual Serra do Mar, Núcleo Itutinga Pilões)

- Percurso: 3,4km (ida e volta)

- Duração: 2h a 3h

Trilha do Silêncio

A trilha possui esse nome pois o visitante tem a possibilidade de se isolar e contemplar os sons da natureza, como do riacho próximo, do balançar das folhas e das aves.

Adaptada para quem possui mobilidade reduzida, é uma trilha plana com trechos de terra ou tablados de madeira, além de corrimões e informações em braile.

Informações:

- Nível baixo

- Localizada no Parque Estadual do Jaraguá

- Percurso: 800m (ida e volta)

- Duração: 1h

Trilha da vida

Com apenas 65 metros de extensão, o interessante dessa trilha é que o visitante a percorre de olhos vendados e descalço, com auxílio de monitores que estimulam a utilização dos outros sentidos como paladar, olfato, audição e tato. O objetivo desta atividade é sensibilizar as pessoas para a importância da conservação da natureza e utilização dos recursos naturais de forma sustentável.

Informações:

- Nível baixo

- Localizada no Parque Ecológico do Guarapiranga

- Percurso: 65m

- Duração: 30 minutos

Trilha do Mirante

Desta trilha é possível observar o oceano, mesmo estando em São Paulo. Do mirante, é visível parte dos municípios de Praia Grande e Mongaguá, além da Laje de Santos e Ilha da Queimada Grande (Ilha das Cobras).

Durante a caminhada o visitante pode sentir mudanças climáticas como umidade, calor e mormaço variando.

Já foram encontradas diversas espécies de animais como antas e capivaras, além de pegadas de lobos-guará, onças-pardas e veados catingueiros.

Informações:

- Nível médio

- Localizada no município de São Paulo (PESM, Núcleo Curucutu)

- Percurso: 2,6km (ida e volta)

- Duração: 2h

Trilha da Pedra Grande

Considerada de nível alto devido a sua inclinação e extensão, esta trilha proporciona uma recompensa para os visitantes que chegam lá em cima. Da Pedra Grande avistamos a cidade de São Paulo, além do Pico do Jaraguá, parte de Guarulhos e, dependendo do tempo, a Serra do Mar.

No caminho até o cume há muita vegetação típica de mata atlântica e animais como quatis e macacos bugios estão presentes na mata.

Informações:

- Nível alto

- Localizada no Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Pedra Grande)

- Percurso: 9,6km (ida e volta)

- Duração: 3h

O acesso a essas trilhas é tranquilo e é possível fazer por conta própria. Em algumas, há necessidade de agendamento prévio com monitores.

Para mais informações sobre outras trilhas, confiram nosso site. Lá vocês encontrarão mais passeios e viagens muito interessantes!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page