Dicas para fazer trilhas no inverno
Chegando o inverno, muitos gostam de praticar atividades ao ar livre pois o céu costuma ser azul, com pouca umidade, ideal para subir uma montanha e ter aquela vista linda lá de baixo. Temos um passeio marcado para subirmos uma montanha no inverno. Confira aqui!
Para termos uma boa experiência, devemos tomar alguns cuidados especiais para que essas atividades não se transformem em tormentos.
Listamos algumas dicas para fazermos trilhas no inverno e não passarmos nenhum perrengue:
- Antes de mais nada, é bom conhecermos a região em que vamos nos aventurar. Procurar saber sobre previsão do tempo e possibilidade de chuva é muito importante.
- Evitar casacos grossos e pesados. Quando estamos caminhando, o corpo esquenta e devemos tomar cuidado para evitar suar muito. O ideal é controlar o suor colocando ou tirando a blusa e se você estiver utilizando um único casaco grosso, tirá-lo e ficar apenas com uma camiseta não é uma boa opção.
- Blusas do tipo fleece são muito boas para esse tipo de atividade. São leves, não retém umidade e ocupam pouco espaço na mochila. Deve ser combinado com outro casaco para que mantenha o corpo quente, mas que possibilite colocar ou tirar uma blusa para evitarmos suar. Para quem não está familiarizado, veja um fleece aqui.
- Corta-vento é um casaco mais leve e protege o corpo da ação do vento. É um tipo de casaco importante pois o vento intensifica muito a sensação de frio, pois rouba o calor da sua pele. Exemplo de corta-vento.
- A preocupação com o suor é a mesma com relação ao vento. Uma roupa molhada rouba ainda mais calor do corpo do que o vento, e em algumas situações, podem causar hipotermia. Por isso devemos evitar suar ao praticar atividades ao ar livre no frio.
- Evitar roupas e meias de algodão pois este retém a umidade/suor e podem causar os problemas já mencionados, além de demorarem mais para secar do que tecidos sintéticos.
- Independente de ser inverno ou não, levar um anorak ou capa de chuva evita desconfortos e problemas caso uma chuva repentina caia. Exemplo de anorak.
- Utilizar protetor solar pois os raios UV estão lá, independente da estação do ano.
- Além de estar bem agasalhado, estar bem alimentado e hidratado também ajuda a evitar problemas com temperatura, como a hipotermia.
Esperamos que com essas dicas, suas aventuras sejam muito boas e que rendam muitas histórias! Já postamos aqui dicas gerais de trilhas na natureza. Dê uma olhadinha!
Caso esteja procurando por alguma aventura, confira em nossos passeios!